O Departamento de Relacionamento com Clientes é responsável por construir e manter um relacionamento sólido com as áreas de negócio do CFC, proporcionando excelência no atendimento.
Atribuições
- Garantir que as iniciativas de TI estejam alinhadas com os objetivos estratégicos e as necessidades do negócio;
- Compreender as metas e desafios das áreas de negócios, traduzindo essas necessidades para a equipe de TI;
- Representar as áreas de negócios perante a equipe de TI, assegurando que as soluções atendam às expectativas e requisitos do cliente interno;
- Colaborar na gestão de serviços de TI, garantindo que os serviços oferecidos atendam aos requisitos e expectativas das áreas de negócios;
- Construir e manter relacionamentos sólidos com Gerentes, Coordenadores e stakeholders de diferentes áreas, facilitando uma comunicação eficaz;
- Atuar como elo de comunicação entre a TI e as área de negócios, facilitando o entendimento mútuo, resolvendo conflitos e promovendo uma colaboração eficaz;
- Gerenciar as expectativas das partes interessadas, garantindo uma comunicação realista das capacidades e limitações da TI;
- Avaliar e comunicar o valor agregado gerado pelos investimentos em TI, demonstrando como esses investimentos contribuem para os objetivos do negócio;
- Coletar regularmente feedback das áreas de negócios para melhorar a entrega de serviços e a satisfação do cliente interno.
- Apoiar o CIO na execução das atividades na área de competência da unidade organizacional;
- Estabelecer e gerenciar contatos com outras organizações de TI e fornecedores (dentro e fora do Governo) para pesquisar tópicos específicos de interesse para serviços e suporte às soluções da instituição;
- Sugerir e apresentar soluções para a integração de sistemas individuais, bem como garantir um nível de interoperabilidade quando necessário;
- Desenvolver estratégicas de negócios de TI e planos operacionais, apresentando análise de impacto e recomendações para a gestão do CIO e alternativas de prestação de serviços e desenvolvimento de negócios de TI;
- Contribuir para o desenvolvimento de frameworks estratégicos para produtos, serviços, tecnologias e suporte de TI;
- Definir e manter procedimentos de controle de mudanças que disciplinam o processo de desenvolvimento de aplicativos, garantindo que os ajustes aos requisitos do cliente sejam efetivamente racionalizados e, quando aprovados, adequadamente financiados.
Responsável
BRM
Francis Robinson Feitosa Guimarães
E-mail: francis.guimaraes@cfc.org.br