O Departamento de Analytics está diretamente relacionado à coleta, análise, interpretação e transformação dos dados brutos em informações acionáveis que possam orientar as decisões das áreas de negócios do CFC.

Atribuições

  • Desenvolver e implementar estratégias para a coleta, armazenamento e análise de dados que estejam alinhadas com os objetivos do negócio;
  • Implementar sistemas para coletar, armazenar e gerenciar dados de maneira eficiente e segura;
  • Desenvolver modelos analíticos e realizar análise para extrair dados e informações valiosas que possam apoiar decisões estratégicas;
  • Selecionar, implementar e gerenciar ferramentas de análise de dados como plataformas de business intelligence e softwares estatísticos;
  • Criar dashboards e relatórios visuais que comuniquem eficazmente dados e informações derivados da análise de dados;
  • Colaborar com as áreas de negócios para entender suas necessidades analíticas e fornecer suporte na interpretação de dados;
  • Propor políticas e práticas para garantir a qualidade, segurança e conformidade dos dados;
  • Estabelecer a governança de dados e algoritmos utilizados para análise, aplicações analíticas e tomada de decisão automatizada;
  • Propor práticas de estratégia de dados e análises, liderar a criação (e garantir a relevância contínua) da estratégia de dados e análises da instituição em colaboração com o CIO e o Diretor Executivo;
  • Promover o uso de tecnologias como, Inteligência Artificial e Machine Learning, nas atividades finalísticas (automação, análise);
  • Supervisionar o desenvolvimento e a implantação da plataforma de dados e análises da instituição para negócios digitais;
  • Expandir as ofertas de pesquisa e análise da organização, especialmente em abordagens, habilidades e tecnologias analíticas emergentes, concentrando-as na inovação de negócios digitais;
  • Propor a criação de uma cultura orientada por dados, competências relacionadas e alfabetização de dados em toda a instituição e liderar a implementação;
  • Identificar novos tipos e fontes de dados para permitir a inovação nos negócios em toda a organização;
  • Desenvolver e manter controles sobre a qualidade dos dados, interoperabilidade e fontes para gerenciar efetivamente o risco corporativo associado ao uso de dados e análises;
  • Sugerir políticas e controles para a proteção apropriada dos ativos de informações, em conjunto com o Gestor de Segurança da Informação, abrangendo um ciclo de vida da informação definido, desde a aquisição ou criação até os procedimentos de destruição e eliminação no fim da vida;
  • Definir, gerenciar e promover princípios, políticas e programas de gerenciamento de informações corporativas para administração, defesa e custódia de dados e análises, em conjunto com o Diretor Executivo, Gestor de Segurança da Informação e Comitê de Gestão de Riscos;
  • Evoluir e institucionalizar comportamentos para o uso adequado das informações, levando em consideração as mudanças nos requisitos de segurança, necessidades de privacidade, valores éticos, expectativas sociais e normas;
  • Propor um modelo adequado de confiança de informações, controles para dados mestre e gerenciamento de metadados, incluindo dados de referência;
  • Gerenciar e garantir o funcionamento do modelo de confiança de informações;
  • Assegurar a implantação e o gerenciamento de práticas de monitoramento da qualidade dos dados;
  • Definir processos para a introdução efetiva e integrada de novos dados;
  • Certificar-se de que os relatórios de negócios derivados de dados controlados sejam consistentes e representativos do verdadeiro estado dos negócios.

Responsável

Gerente
Luiz Fernando Carvalho Mendonça
E-mail: fernando.mendonca@cfc.org.br