1. APRESENTAÇÃO
Este Manual tem por objetivo orientar os autores na elaboração de artigos para submissão à Revista Brasileira de Contabilidade. Ressalta-se que artigo é um trabalho técnico-científico escrito por um ou mais autores.
2. REGRAS RELATIVAS À SUBMISSÃO, FORMATO E CONTEÚDO DOS ARTIGOS
2.1. Regras para Submissão
Os artigos devem ser elaborados individualmente ou em conjunto de, no máximo, quatro autores, que se enquadrem em uma das seguintes categorias:
- Profissionais da contabilidade (contadores e técnicos em contabilidade);
- Estudantes e pesquisadores;
- Profissionais com formação acadêmica diversa.
Os membros do Conselho Editorial e conselheiros do Sistema CFC/CRCs que apresentarem artigos para publicação na Revista Brasileira de Contabilidade, igualmente, submeter-se-ão às mesmas regras estabelecidas neste Manual.
Os artigos submetidos não podem ter sido veiculados em revista, jornal ou qualquer outro tipo de publicação, exceto se derivados de tese de doutorado, dissertação de mestrado e/ou apresentados em congressos, seminários, conferências ou outros eventos nacionais e internacionais.
2. 2 Conteúdo
Os artigos a serem publicados na RBC devem abordar temáticas relacionadas à área da Contabilidade e que sejam de interesse para a classe contábil no Brasil. Podem conter uma discussão teórica ou teórico-empírica (aplicação de teorias, soluções de problemas reais, etc.).
A título de exemplo, são citadas algumas áreas de interesse: Teoria da Contabilidade, Controladoria, Contabilidade Financeira, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Internacional, Análise das Demonstrações Contábeis, Finanças, Gestão de Riscos, Mercado de Capitais, Avaliação de Empresas, Instrumentos Financeiros, Governança Corporativa, Contabilidade Ambiental, Balanço Social, Ética, Atuária, Auditoria, Ensino e Aprendizagem, Gestão Estratégica de Custos, Logística, Contabilidade e Flutuações de Preços, Contabilidade Governamental, Organizações do Terceiro Setor, Sistemas de Informações Contábeis, Contabilometria e Contabilidade Rural.
2.3 Estrutura
O artigo deverá conter:
- elementos pré-textuais: título, resumo e palavras-chave;
- texto: introdução, desenvolvimento do tema (fundamentação teórica, metodologia e resultados), considerações finais e/ou conclusão; e
- elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos.
O total de páginas não deverá ser inferior a 10 (dez) ou exceder a 15 (quinze), incluídos o resumo, considerações finais e/ou conclusão e referências.
O resumo deverá conter de 10 (dez) a 15 (quinze) linhas e apresentar, de forma concisa, todos os pontos relevantes do artigo. O objetivo é fornecer elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta integral do texto. Devem-se ressaltar a problemática que se pretendeu solucionar e explicar; os objetivos; a abordagem metodológica empreendida; os resultados e as considerações finais e/ou conclusão em um único parágrafo.
São esperados os seguintes elementos no texto:
- Introdução - contextualização e objetivos. Devem-se apresentar as justificativas que levaram o autor a escolher o tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo (se houver) e o objetivo pretendido. A introdução tem a função de despertar o interesse do leitor em ler o texto;
- Fundamentação teórica - referenciar autores e estudos assemelhados, demonstrando o apoio teórico ao desenvolvimento do tema objeto do artigo;
- Metodologia - método e procedimentos da pesquisa, com descrição da trajetória para atingir os objetivos do trabalho;
- Síntese dos resultados - principais resultados alcançados com a pesquisa; e
- Considerações finais e/ou conclusão - Contêm a resposta para o problema formulado na introdução. Devem resultar de deduções lógicas, sempre fundamentadas no que foi apresentado e discutido no corpo do trabalho, além de conterem comentários e consequências próprias da pesquisa. É desejável que contenham sugestões para novas pesquisas.
2.4 Formato
Os artigos deverão observar o seguinte formato:
- editor de textos – Word for Windows 6.0 ou posterior;
- configuração das páginas – margem superior: 3cm; margem inferior: 2cm; margem esquerda: 3cm; e margem direita: 2cm;
- tamanho do papel – A4 (largura: 21cm; altura: 29,7cm);
- fonte – Times New Roman, tamanho 12;
- formato do parágrafo – recuo especial: primeira linha: 1,25cm;
- fspaçamento entre linhas: simples;
- alinhamento: justificado;
- figuras, tabelas e gráficos, tamanho – Fonte Times New Roman 10;
- orientação geral – Normas da ABNT;
- as ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas, devem ser elaboradas segundo a norma da ABNT (NBR 14724), sempre em preto e branco, juntamente com legendas, créditos e fonte;
- caso haja ilustrações importadas de outros programas, como o Excel e Power Point, é necessário enviar também o arquivo de origem;
- não deverá conter qualquer tipo de identificação do(s) autor(es) no corpo do artigo;
- deverão ser redigidos em língua portuguesa;
- deverão ser acompanhados de folha de identificação do(s) autor(es) apresentando os seguintes dados:
- título do artigo;
- o(s) nome(s) do(s) autor(es);
- o nome do orientador, se houver;
- endereço, telefone, fax e e-mail para contato; e
- breve currículo do(s) autor(es), limitado a 5 (cinco) linhas.
- os articulistas deverão preencher a declaração de submissão de autores disponível no site do Conselho Federal de Contabilidade (cfc.org.br), no ícone "RBC", e enviá-la em arquivo suplementar no ato da submissão do artigo.
2.5 Envio dos Artigos
Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail rbcartigos@cfc.org.br
3. Avaliação
O artigo submetido será avaliado, inicialmente, pelo coordenador do Conselho Editorial da RBC (desk review), que decidirá pelo seu envio, ou não, a dois membros do Conselho Editorial para avaliação.
O artigo aprovado na primeira etapa (desk review) será avaliado por dois membros do Conselho Editorial, sem conhecimento dos autores (doble blind review), que emitirão parecer quanto à adequação, ou não, do artigo para publicação, bem como farão sugestões de melhoria, com o objetivo de auxiliar o(s) autor(es) na qualidade do artigo, de forma construtiva.
Em caso de discordância entre os dois avaliadores, o artigo será enviado a um terceiro membro do Conselho Editorial para decisão quanto à publicação do artigo.
A avaliação considera, primordialmente, a qualidade científica do texto, com foco nos seguintes aspectos:
- atualidade do tema;
- originalidade do trabalho;
- relevância e consistência teórica do texto para o desenvolvimento da área de conhecimento;
- qualidade do referencial teórico utilizado;
- qualidade de redação e organização do texto;
- contribuição do trabalho para o conhecimento em Contabilidade;
- qualidade da análise e discussão dos dados (se for o caso);
- considerações finais e/ou conclusão: estruturação, fundamento e coerência.
Caso o artigo seja aprovado com solicitação de alterações pelo(s) avaliador(es), o autor deverá efetuá-las com indicação (marcas de revisão). A publicação do artigo estará condicionada ao atendimento das alterações pontuadas.
Independentemente de qualquer análise adicional, será recusado o artigo que fizer alusão depreciativa ao profissional da contabilidade ou à classe contábil.
4. Publicação
A escolha dos artigos para publicação priorizará:
- relevância e atualidade do tema;
- abrangência do estudo; e
- identificação com o tema-chave da Revista, quando da edição de revistas temáticas.
5. Revista Temática
O Conselho Editorial poderá eleger um tema específico para publicação em uma edição especial, considerando os aspectos de relevância, atualidade, impacto ou interesse da área contábil.
Manual para Casos Práticos de Contabilidade e de Gestão Aplicados às Organizações